Pesquisar este blog

Li e gostei

Aqui estão alguns livros que li com prazer e que me acrescentaram alguma coisa. 

Existem livros que me deram muito prazer na leitura, resolvi colacar público  os que acho que fizeram diferença na minha vida e pensamento. Alguns muito simples.

Há alguns livros acadêmicos da minha e de outras áreas, mas são poucos. Os temas são os mais variados possíveis. Para ler debaixo do edredom num dia frio, num período de revolta contra o mundo, numa fase curiosa ou num dia comum.




 
O dia do Curinga

Autor: JOSTEIN GAARDER
Editora: Companhia das Letras  
Número de páginas: 384 

"Você já pensou que num baralho existem muitas cartas de copas e de ouros, outras tantas de espadas e de paus, mas que existe apenas um curinga?", pergunta à sua mãe certa vez a jovem protagonista de O mundo de Sofia.
Esse é o ponto de partida deste outro livro de Jostein Gaarder, a história de um garoto chamado Hans-Thomas e seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. No meio da viagem, um livro misterioso desencadeia uma narrativa paralela, em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho que ganham vida transformam a viagem de Hans-Thomas numa autêntica iniciação à busca do conhecimento - ou à filosofia.




Ressurreição Interior

Autora: ESTHER CARRENHO
Editora Vida.

Que esperança há para os que estão vivos, mas se sentem mortos por dentro, como se a vida não tivesse mais nenhum sentido?

Essa é grande questão que a psicoterapeuta Esther Carrenho trata nesta obra. Ela tem lidado diariamente com pessoas que sofreram desordens das mais diversas: fim de um casamento, violência física e emocional, depressão e auto-estima baixa. São pessoas que buscam solução para suas angústias, na expectativa de redescobrir como desfrutar intensamente a vida.
Resultado do estudo e análise de três ressurreições realizadas por Jesus, este livro concentra-se nas ações de cada pessoa ressuscitada e, em especial, nas palavras e na atuação de Jesus. Os leitores aprenderão que além de revivificar o corpo de cada pessoa, Jesus também deu um novo sentido à vida delas.





Mil Pilatos: Capitalismo e esquisofrenia
Autores: DELEUZE E GUATTARRI

O livro foi publicado pela primeira vez em 1972, pelas Éditions de Minuit, incluindo alguns textos anteriormente dados à estampa de forma independente (como “Rizoma” ou “Como construir um corpo sem órgãos”, que correspondem às partes 1 e 6 do presente volume). E é precisamente aqui que reside uma das particularidades mais interessantes de Mil Planaltos, porque a sua organização não se processa por capítulos. A palavra a usar é antes “planalto”. O conceito, inédito, procura exprimir a possibilidade de ler cada uma das partes (planaltos) deste livro de forma independente (ou relativamente independente). Porém, o livro continua a ser um todo. Como um mil folhas, em que todas as folhas estão presas, mas podem ser separadas - o significado do todo coeso não é o mesmo que o das partes separadas, embora os elementos estejam todos presentes. Passa-se o mesmo com Mil Planaltos.
Capitalismo e Esquizofrenia 2 não procura apenas questionar o marxismo, como também todas as teorias da comunicação e da informação que fazem uso da sistematização. Analisam-se aqui, entre outros planaltos, a História, a Filosofia, a Psiquiatria, a Música e a Linguística. 








 O Nascimento da Clínica
Autor: MICHEL FOUCAULT
Editora: Forense Universitária

Esta obra procura examinar o novo tipo de configuração que caracteriza a medicina moderna e suas conexões com o surgimento de novas formas de conhecimento e novas práticas institucionais. “O Nascimento da Clínica” – parte de um projeto amplo e ambicioso de crítica histórico-filosófica às estruturas políticas e epistemológicas que presidem ao modelo de racionalidade dominante no mundo contemporâneo – descobre, assim, ao nível da medicina, uma trajetória importantíssima para dar conta da constituição das ciências humanas e sociais e da instauração do tipo de poder característico das sociedades capitalistas.




Associação privada sem fins lucrativos
: Da Filantropia à Cidadania
Autora: MÁRCIA MOUSSALEM

Este livro é fruto da dissertação de mestrado que analisou o papel das associações filantrópicas, que atuam no campo sócio assistencial diante dos novos problemas sociais da sociedade contemporânea. Neste novo cenário verificamos a emergência e relevância das associações nos espaços públicos. No Brasil a grande maioria delas data dos primeiros períodos da nossa colonização, sendo fortemente marcadas pela influencia da Igreja Católica e por praticas filantrópicas. Assim procurou-se examinar se é possível uma associação centenária criada pela Igreja Católica avançar em suas praticas e ações para caminhos que levem em direção ao reconhecimento dos direitos de cidadania. Como metodologia adotou-se um estudo de caso único da Associação Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, hoje denominada “Liga Solidária”.



A História da sexualidade: A Mulher/ Rapazes
Autor: MICHEL FOUCALT
Páginas: 131
Editora: PAZ E TERRA

 Meus comentários: O livro traça a identidade das práticas heterossexuais e homossexuais desde a antiguidade, abordando as crenças que permeavam o assunto. É uma bela investigação arqueológica da sexualidade!



O Mundo de Sofia

Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Nº. de páginas: 555
Ano de Lançamento: 1995

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo surpreendente.



 A Cabana
WILLIAM P. YOUNG
Editora: SEXTANTE FICÇAO  
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA-ROMANCES

A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana e passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta ao cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre.




 Amor líquido


A modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos, um amor líquido. Zygmunt Bauman investiga nesse livro de que forma as relações tornam-se cada vez mais 'flexíveis', gerando níveis de insegurança sempre maiores. A prioridade a relacionamentos em 'redes', as quais podem ser tecidas ou desmanchadas com igual facilidade - e freqüentemente sem que isso envolva nenhum contato além do virtual -, faz com que não saibamos mais manter laços a longo prazo. Mais que uma mera e triste constatação, esse livro é um alerta - não apenas as relações amorosas e os vínculos familiares são afetados, mas também a capacidade de tratar um estranho com humanidade é prejudicada. 





Retratos de Amor 

Autor: RUBEM ALVES
Editora: PAPIRUS
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-CONTOS E CRONICAS


 ste livro de Rubem Alves reúne alguns contos sobre o amor, entre eles - A cena; Entre dois amores; As razões do amor; Cartas de amor; Tênis x Frescobol; As viúvas; Você e seu retrato; Por um casamento; Quem não pode transar não pode casar; A rosa não mais floresce...; Violinos não envelhecem; Por que a rosa não mais floresce?; A ternura; Aos apaixonados; Aos namorados, com carinho.


Um Mundo Num Gão de Areia: O Ser Humano e seu Universo
Autor: RUBEM ALVES
Editora: VERUS EDITORA  
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-CONTOS E CRONICAS


Tendo como inspiração a poesia de William Blake, Rubem Alves surpreende o leitor com uma coletânea de crônicas inéditas. Nestes textos poéticos, de intenso lirismo, é possível encontrar, a partir do verso 'Um mundo num grão de areia', todas as facetas que compõem o universo do ser humano e descobrir a riqueza de vida existente num minúsculo grão de areia, que nada mais é do que nosso mundo irrevelado.

 O Pequeno príncipe
Autor: ANTOINE DE SAINT-EXUPERY  
 Editora: AGIR  
Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA JUVENIL

Por meio de uma narrativa poética, o livro apresenta uma visão de mundo e mergulha no próprio inconsciente, reencontrando a criança de cada um de nós.  


 O Alienista
Autor:  MACHADO DE ASSIS
Editora: SARAIVA
Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA JUVENIL

Em sua obra, Machado de Assis mesclou uma visão romântica do mundo e das relações humanas a outra, crua, pessimista e calculista. Transitou de uma perspectiva à outra ao longo de sua produção literária, mas sempre deixando algumas pitadas da que não estava em evidência. Passou assim da concepção idealista à pessimista, mas é possível em suas obras encontrar marcas das duas, ainda que sutis. 'O alienista', que faz parte de sua produção da maturidade, é um bom texto para introduzir o leitor nessa discussão.



Capitães da Areia
Autor: JORGE AMADO  
Editora: RECORD  
Assunto: LITERATURA BRASILEIRA-ROMANCES 

Publicado em 1937, pouco depois de implantado o Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo. 



Fonte: www.olivreiro.com.br


Psiquiatroa Social e Reforma Psiquiátrica
Autor: PAULO AMARANTE
Editora: FIOCRUZ
Área(s): PSIQUIATRIA, PSICANALISE






Nesta obra o leitor encontrará especialistas da área discutindo a reforma psiquiátrica brasileira nos seguintes aspectos; comunidade terapêutica; psicoterapia institucional; psiquiatria de setor; psiquiatria preventiva e comunitária; psiquiatria democrática; território; cidadania e doença mental; desvio e marginalização; história da psiquiatria; epidemiologia; planejamento em saúde mental. Os textos repensam as teorias e subsidiam a necessária revisão da prática e, por isso, constituem-se numa ferramenta importante para os que se dedicam ao ensino e à pesquisa no âmbito da saúde mental e os que militam na busca da cidadania nesse setor.


Fonte: www.livraria exposta.com.br



É Proibido: O que a igreja proibe e a bíblia permite
Autor: RICARDO GONDIM
Editora: MUNDO CRISTÃO

Comentários meus: Esse livro faz uma análise da conduta opressora que a igreja pratica há séculos. E através da biblia, o autor mostra que muitas regras que são adotadas puramente pela reliosodade humana, não tem justificativa no livro dos judeus nem no evangelho de Jesus. O livro liberta quem está detido por dogmas religiosos.

 












 
  



.